quarta-feira, 9 de março de 2011

Quem sou eu, para que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Maria intercede por nós...

Somente o amor é capaz de transformar a vida”
Leitura do Santo Evangelho segundo São João 2, 1-11

“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.

Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”


Meditação

O evangelista São João nos apresenta Maria pedindo e intercedendo pelos homens diante de Jesus. Nesta simples atitude vislumbramos o cuidado maternal de Maria que se mostra atenta às nossas necessidades, espirituais e materiais. Ensina-nos também a nos comportar sempre como Ela, com bondade, cordialidade e disponibilidade em relação aos demais. Além disso, vemos como a Virgem não pede algo concreto a Jesus, somente lhe diz que havia terminado o vinho. Não o obriga a realizar um milagre. Ela confia plenamente em seu Filho e está convencida que Ele sabe o que convém fazer. De Maria aprendemos a fazer verdadeira oração, a apresentar ao Senhor nossas carências e a aceitar com humildade a sua vontade. Assim como Cristo transformou água em vinho, toda a nossa vida, com sua graça, pode transformar-se. Mas para isso, temos que encher as talhas até a borda, é dizer, o Senhor espera que nos coloquemos a disposição tudo o que temos, que saibamos dar cem por cento em tudo que façamos e que realizemos nosso trabalho com perfeição.

Somente o amor a Cristo será capaz de despertar em nós uma maior entrega, somente o amor ao Pai nos dará forças para sermos santos, somente o amor à Igreja nos fará obedientes e perseverantes, somente o amor às almas nos impulsionará a trabalhar sem descanso, somente o amor nos fará felizes e santos.
Convença-me de que a autêntica santidade está no amor, no exercício contínuo da caridade. Ajuda-me a ser santo desde agora para aproveitar assim a vida que tem me dado.



“Somente o amor é capaz de transformar a vida”


Imitemos a bondade e disposição de Maria para ajudar os demais. Pensemos que quando Ela acudiu para visitar sua prima Isabel ela estava nos primeiros meses de sua gravidez, que com frequência podem ser difíceis. Apesar disto Maria, com inquebrantável fortaleza, pôs-se a serviço de sua prima. Como Maria, vivemos com a mesma dedicação e entrega aos demais no apostolado?




Obrigado Jesus, pelo exemplo de tua Mãe, Maria, a mulher mais santa, mais pura e por vezes a criatura mais humilde, serviçal e entregue ao teu Reino. Dá-me tua graça para imitá-la nessas virtudes que mais te agradam.




“Crer é deixar-se conquistar por seu amor para sua causa e não lhe oferecer empecilhos”.





2 comentários:

  1. Não é Deus quem nos condena
    Jesus chora em nosso meio, Ele conhece a nossa condição e sabe que a situação vivida por nós é consequência da ação do inimigo de Deus, que também é inimigo d'Ele. Satanás não quer que sintamos o amor do Senhor por nós. Por isso ele pisa em nós e recalca nossas mentes e pensamentos como barro.

    O Senhor quer deixar claro que não é Ele quem tem agido dessa maneira conosco, mas o maligno. Jesus não quer mais que acreditemos que somos inferiores, incapacitados, rejeitados, não amados, condenados, acusados, mas que creiamos n'Ele.

    Cristo está no nosso meio e estende a mão para nos tirar de sob os pés do inimigo e de seu tacão. Quer que acreditemos no Seu amor e saibamos que Ele não nos tem acusado. Satanás é que tem feito isso, condenando-nos, jogando em nossa cara os erros presentes e passados e fazendo-nos crer que é Jesus que tem agido assim.

    Jesus quer que creiamos no Seu amor, na Sua infinita misericórdia e nos convertamos.

    Deus os abençoe!

    (Trecho do livro "Curados para amar" de monsenhor Jonas Abib)

    ResponderExcluir
  2. Manu amei, atitude é tudo. Esse blog é uma realização de Cristo através de você, muito obrigada por ouvir o chamado. Ta lindo demais esse blog. Além de evangelizador é um meio de reunir os amigos de Cristo. Que Jesus nos encha com seu amor misericordioso e mais que isso, que estejamos abertos a vontade de Deus.
    Um grande abraço
    Amiga de Cristo
    Anita

    ResponderExcluir